A Pioneer acaba de dar mais um passo de gigante no universo da tecnologia DJ.

Nunca o debate “controladores vs. CDJ” esteve tão aceso como no último ano e, apesar de muitos boatos e polémicas na internet e na imprensa, eis que finalmente somos apresentados à nova geração de CDJs da Pioneer, o CDJ 2000Nexus. São diversas as novidades, neste que deve tornar-se, uma vez mais, o equipamento padrão mundial em Top Clubs de todo o mundo.

O design é idêntico ao do modelo anterior, mas muita coisa mudou. O equipamento é o primeiro CDJ a operar com tecnologia Wi-Fi, sendo possível usar o software Rekordbox para preparar músicas e então transferir o conteúdo para o CDJ 2000Nexus. O próprio Rekordbox também foi remodelado e traz novas funções, assim como o display LCD, que possui, entre outras funcionalidades, zoom para as formas de onda das faixas que estão a tocar.

 

Principais Recuros

 Ligação Wi-Fi: É possível usar a aplicação Rekordbox em iPhone, iPad e iPod ou Android para criar playlists, cue/loop points, análise de waveforms e muito mais, e depois transferir o conteúdo via Wi-Fi para o CDJ, à semelhança do XDJ-Aero. O mesmo vale para o software Rekordbox para Mac.

Novas funções do Rekordbox: O rekordbox é o software da Pioneer usado para organizar e catalogar bibliotecas de música. Os principais recursos são:

Análise de Informações: Zoom da forma de onda, tom da música, beat grid, detecção de BPM
Track Settings: Active Loop, Hot Cue Auto Load, Cue, Loop
Criação e edição de playlists
Salva informações do playback log

Display LCD colorido Visor LCD de 6.1 polegadas para visualização de waveforms, capas de álbums e informações de cada faixa. Os dados de cada música também são mostrados no visor e a nova função Zoom inclui 5 novos níveis de detalhe, com cores que correspondem às frequências da música (à semelhança do NI Traktor).

Pro DJ Link Através do DJ Link é possível ligar até 4 CDJ 2000Nexus, que compartilham uma única fonte de música.

Outras funções que podem ser usadas quando mais de um CDJ está ligado via DJ Link são:

Beat Sync: O BPM e o tempo (beat location) de uma música a tocar num dispositivo pode ser “emparelhado” com outro
Traffic Light Mostra o tom da música que está a tocar num dos CDJs. Diferentes cores facilitam a pesquisa de músicas com compatibilidade harmónica, em outro CDJ.
Beat Count e Phase Meter O Beat Count faz a contagem do número de batidas que antecedem um ponto marcado (hot-cue), enquanto o Phase Meter mostra a batida/compasso da música. Ambos podem ser ativados simultaneamente por outros CDJs.

Funções de performance foram adicionadas ás funções Quantize e Slip Mode ao CDJ 2000Nexus

Slip Mode: Originalmente presente no CDJ 900, esta função permite que a faixa continue a tocar de forma contínua após a execução de um loop, reverse ou scratch resultando em transições suaves.
Quantize Ao utilizar esta função, cue points e loops entram perfeitamente no tempo
My Settings As configurações das funções de um CDJ podem ser salvas num iPhone, iPad ou iPod Touch, dispositivos USB ou cartões de memória SD. Além, claro, dos recursos do software Rekordbox.
Wolfson Processor Para garantir alta qualidade sonora, o CDJ é equipado com o processador Wolfson DAC

Mais recursos

Controlo MIDI/HID Até 35 controlos de interface de cada CDJ podem ser usados para controlar softwares de DJing, como o Traktor.

Active Loops: Activa um loop automaticamente quando o playback começa de um ponto específico.

Load Previous Track: Faz o playback de uma música previamente carregada pelo pelo CDJ.

Ratings: O DJ pode avaliar/marcar músicas enquanto tocam, facilitando a organização das mesmas.

Fonte